Respostas Sociais

Os objectivos desta Instituição consistem no apoio possível às pessoas portadoras de deficiência e suas famílias, através das diferentes Respostas Sociais, resultantes de Acordos de Cooperação com a Segurança Social.

Este apoio vai desde a situação de internato nos Lares Residenciais, à ocupação temporária e diurna dos utentes, com acompanhamento levado a cabo por pessoal especializado; alimentação, cuidados de saúde, higiene pessoal, etc.

O Objectivo fundamental consiste em manter em funcionamento espaços de bem-estar para os utentes, tentar que se sintam felizes, transportando-os de casa para as instalações da Instituição e assegurando o regresso em carrinhas próprias, ao mesmo tempo que se liberta a família dos cuidados permanentes, que as pessoas portadoras de deficiência exigem e que, em casa, a maioria, dificilmente tem.

RESPOSTAS SOCIAIS:

  • Dois Lares Residenciais (46 Utentes);
  • Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) (45 Utentes);
  • Intervenção Comunitária – Atendimento/Acompanhamento Social.


Os Lares Residenciais destinam-se a pessoas portadoras de deficiência, sem família de retaguarda ou cuja família não reúne condições.
Nos Lares actuais, com capacidade para 46 utentes, vivem 45 pessoas em resultado de Acordos de Cooperação com a Segurança Social. São devidamente acompanhadas por funcionárias da AICIA, 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

Centro de Actividades Ocupacionais:  (45 pessoas) É aqui que passam a maior parte dos seus dias as pessoas portadoras de deficiência grave ou profunda, com mais de 16 anos de idade. São acompanhadas por pessoal especializado, nomeadamente Técnicas de Serviço Social, Psicólogas, Professoras, Terapeutas e Monitoras, desde casa, onde as carrinhas as vão buscar pela manhã, até ao regresso, ao fim da tarde.

Na AICIA tomam as refeições e dedicam-se a diversas actividades, nomeadamente: trabalhos manuais, desporto, motricidade e reabilitação, jogos, actividades lúdicas, passeios, visitas ao exterior, música, etc.

“Aprendem” Actividades de Vida Diária, com vista a criarem os hábitos possíveis de autonomia pessoal, de acordo com as suas capacidades.

Atendimento/Acompanhamento Social –  Apoio Domiciliário
( Famílias com apoio permanente e outras com apoio pontual ).

É feito no domicílio por “Ajudantes Familiares” com formação específica, sob orientação de uma Assistente Social e destina-se a dar o apoio possível a pessoas com deficiência e às suas famílias. 

Este apoio passa pela higiene pessoal e habitacional, pela correcta prescrição de medicamentos e alimentação, transporte, acompanhamento ou encaminhamento para consultas médicas ou resolução de assuntos pessoais no exterior.

Pretende ser também, na medida do possível, o apoio afectivo de que as pessoas, isoladas e sós, precisam.

Terapias:
Do corpo técnico da AICIA fazem parte quatro Psicólogas e quatro Terapeutas da Fala, duas das quais, em cada Terapia com horário completo e, as restantes, com horários de acordo com as necessidades de cada momento.

Na Fisioterapia dá-se assistência aos utentes do Lar Residencial e do CAO e na Terapia Ocupacional , aos utentes internos e crianças do exterior.

Desporto:
Os utentes da AICIA, que frequentam o CAO ou residem nos Lares Residenciais praticam actividades desportivas desde que para isso reúnam aptidões.
Filiados na ANDDI, os utentes da AICIA participam, ao longo do ano, nas mais diversas provas de âmbito Nacional e também Internacional, nomeadamente de Atletismo, Boccia e Natação.
A Helena Soares, com Trissomia 21, tem sido campeã do Mundo em diferentes partes dele: México, Sardenha, Açores, Roma e, em 2015, na África do Sul.

Lavandaria Social - Destina-se ao tratamento de roupa da Instituição e do Apoio Domiciliário, mas também presta o mesmo serviço a pessoas do exterior. 

Hortofloricultura e Jardinagem  – Uma funcionária acompanha, diariamente, um grupo de utentes, nas tarefas hortícolas e de jardinagem na estufa e espaços envolventes da Instituição.

Roupa: Recebemos roupa usada que é distribuída por pessoas que aqui a procuram.

Está em... Início Respostas Sociais