Respostas Sociais
Os objectivos da AICIA consistem no apoio possível às pessoas portadoras de deficiência e suas famílias, através das diferentes Respostas Sociais, resultantes de Acordos de Cooperação com a Segurança Social.
Respostas Sociais
Este apoio vai desde a situação de internato nos Lares Residenciais, à ocupação temporária e diurna dos utentes do CAO, com acompanhamento levado a cabo por pessoal técnico e auxiliar; na alimentação, actividades, cuidados de saúde, higiene pessoal, etc.
O Objectivo fundamental consiste em manter em funcionamento espaços de bem-estar para os utentes, tentar que se sintam felizes, transportando-os de casa para as instalações da Instituição e assegurando o regresso ao fim do dia.
Dois Lares Residenciais (46 Utentes);
Dois Centros de Actividades Ocupacionais (CAO) (45 Utentes);
Lares Residenciais
Os Lares Residenciais destinam-se a pessoas portadoras de deficiência.
Nos Lares actuais a capacidade é de 46 utentes que aí residem, 44 dos quais resultam de Acordos de Cooperação com a Segurança Social. Estas pessoas são devidamente acompanhadas por funcionárias da AICIA, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Centro de Actividades Ocupacionais: (45 pessoas)
É aqui que passam a maior parte dos seus dias as pessoas portadoras de deficiência grave ou profunda, com mais de 18 anos de idade.
São acompanhadas por pessoal especializado, no convívio com os restantes utentes, no desempenho de diversas actividades programadas para cada dia.
Na AICIA tomam as refeições e dedicam-se a diversas actividades, nomeadamente: trabalhos manuais, desporto, fisioterapia, actividades lúdicas, passeios, visitas ao exterior, música, teatro, jogos e celebração de efemérides. “Aprendem” Actividades de Vida Diária, com vista a criarem os hábitos possíveis de autonomia pessoal, de acordo com as suas capacidades.
Outros Serviços/Respostas Sociais
Outros Serviços/Respostas Sociais, existiram e foram extintos ao longo do tempo, como o CASE, ATL e o ATI, para crianças do Ensino Especial, o Apoio domiciliário/Intervenção comunitária, depois (AAS) Atendimento/Acompanhamento Social, em 2023 transferido para a competência da Câmara Municipal.
Terapias
Do corpo técnico da AICIA fazem parte Psicólogas, Terapeutas da Fala e Terapeuta Ocupacional que dão apoio a crianças ou jovens encaminhadas, com necessidade de apoio terapêutico.
Na Fisioterapia dá-se assistência aos utentes do Lar Residencial e do CAO Hortofloricultura e Jardinagem – Uma funcionária acompanha, diariamente, um grupo de utentes, nas tarefas hortícolas e de jardinagem, na estufa e espaços envolventes da Instituição. Roupa usada: Recebemos roupa usada que é distribuída a pessoas que aqui a procuram.