Image

AICIA

ASSOCIAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS INADAPTADAS DE AROUCA

Image

A AICIA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que opera no âmbito do concelho de Arouca, voltada para o apoio a cidadãos portadores de deficiência e suas famílias.

Caracterização do meio:

O concelho de Arouca estende-se por um território de 328 Kms2.

A vila de Arouca e sede do concelho, onde estão em funcionamento as Instalações da AICIA, dista da cidade do Porto e da de Aveiro, a cujo distrito pertence, cerca de 50 a 60 kms, consoante as estradas percorridas.No vale de Arouca, verdejante e fértil, vive a maior parte da população do concelho, que se emprega nos Serviços Públicos, nas Instituições, na Construção Civil e nas indústrias do concelho, ou nos concelhos vizinhos do litoral.

A população portadora de deficiência reside um pouco por todo o concelho, mas com alguma predominância nos lugares mais afastados, sendo necessário percorrer, em alguns casos, mais de 20 kms para chegar às residências mais isoladas onde vivem.

A AICIA foi constituída em 1987, voltada para o apoio a alunos das Escolas do Ensino Primário (1º Ciclo) com necessidades especiais de aprendizagem.

Depressa se apercebeu e preocupou com a problemática da deficiência mais grave e profunda, área que em Arouca estava completamente descurada.

A Instituição nasceu num gabinete e cresceu para um pavilhão pré-fabricado junto à Escola Primária, que se foi ampliando.

Constatada a insuficiência do espaço, foi adquirido terreno, feito o projecto e garantidos apoios para a construção de novas instalações.

Ao longo destes anos, os seus Corpos Sociais, à medida que se foram apercebendo dos muitos problemas de deficiência existentes no concelho de Arouca, estabeleceram Acordos de Cooperação com o Instituto da Segurança Social I.P., Centro Distrital de Aveiro.

Construiu de raiz as actuais instalações do edifício sede, com cerca de 2.000 m2 de área coberta, concluídas em 1999, onde funcionam a maioria dos Serviços da Instituição, com predominância para o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO).

Aqui funcionam também os Serviços Administrativos, Serviço Social e os Serviços de Apoio Psicológico, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

Foi instalando Lares Residenciais em apartamentos arrendados até ser possível iniciar a construção de mais adequadas instalações, em terrenos adquiridos, no seguimento do edifício sede.

Em 2009 foi concluída a construção do 1º Lar Residencial, com capacidade para 28 utentes.

No início de 2015 entrou em funcionamento o 2º Lar Residencial, com capacidade para 18 utentes.

Image
Utilizamos Cookies
Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdos, fornecer funcionalidades, analisar o tráfego de visitas ao website e gerir as encomendas dos nossos clientes. Caso não aceite, algumas funcionalidades deste site serão desativadas.